Prioridades...

Por Portal Opinião Pública 12/09/2019 - 11:48 hs
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Assunto do fim de semana no Brasil, a polêmica atitude do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que mandou fiscais da Prefeitura recolherem na Bienal do Livro uma história em quadrinhos da Marvel que trazia, em uma de suas ilustrações, duas pessoas do mesmo sexo se beijando. O tema gerou uma repercussão monstruosa aqui e no exterior e diversas ações de repúdio a decisão do prefeito.

Porém, à parte as discussões sobre o fato de o prefeito querer proibir uma publicação somente por ela conter uma ilustração que ele julga imprópria, uma fala de Crivella no vídeo em que ele aparece criticando a venda do livro chama a atenção.

Nela, o chefe do Executivo carioca diz que sua ação visa proteger “os menores de nossa cidade”. Contudo, tal afirmação foi facilmente rebatida no quadro humorístico “Isso a Globo Não Mostra”, do “Fantástico”, que com uma simples brincadeira expôs Crivella ao ridículo. No quadro, a declaração do prefeito do Rio é repetida algumas vezes e, logo após cada inserção, são mostrados trechos de reportagens enumerando os problemas que atingem diretamente a vida de crianças e adolescentes na cidade. Um verdadeiro tapa com luvas de pelica na cara do chefe do Executivo carioca.

Organizar uma ação para proibir a venda de um livro, que contem a cena de duas pessoas do mesmo sexo se beijando, é algo imensamente irrelevante diante dos problemas que afetam os jovens no Rio de Janeiro. Faltam vagas em escolas, creches, falta segurança, faltam opções de lazer e segurança, ou seja, falta boa perspectiva de futuro para crianças e adolescentes da cidade maravilhosa.

Aliás, o que tem faltado é noção para Crivella, que se diz preocupado com os menores, mas que na verdade tem se preocupado mesmo é com assunto que não lhe diz respeito...